Turismo O Icaraí Área Restrita
Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2017
Hotel Icaraí - Ecologia

Área de Preservação Ambiental Venceslau Guimarães

Turismo EcológicoConta a tradição, que no século passado, um preto velho e cego chamado Venceslau passou a enxergar após lavar o rosto no riacho. O local passou a ser considerado sagrado.

A principal atração é a Fonte dos Milagres, uma nascente em meio a vestígios de Mata Atlântica. Uma trilha limpa e bem conservada leva até uma clareira, onde há uma capela de pedras, quiosques e bancos de cimento. Seguindo a trilha além da fonte, subindo o morro, chega-se a Amoreiras. No verão, o rio Milagre seca, mas o local continua freqüentado. Os visitantes refrescam-se no riacho e fazem oferendas, orações e pagam promessas.

Na parte mais alta existe um cruzeiro e diversas árvores sagradas do candomblé. Localização: à Rua do Verão s/n no Município de Itaparica na localidade de Porto Santo. Duração: cerca de duas horas Dica: ir de tênis ou sapato mais apropriado para trilha Como chegar: Vai-se de carro até o campo de futebol, em Porto dos Santos, localidade do município de Itaparica e daí em diante, a pé, por uma trilha. Estação Ecológica Ilha do Medo Situada a 3,5 km ou 1,8 milhas náuticas da ponta de Itaparica, a Ilha do Medo é a primeira estação ecológica da Baía de Todos os Santos, tombada oficialmente por lei municipal, em 1991. Possui um pequeno pedaço de praia, deserto, de águas cristalinas, ideal para um banho de mar.

Além disso, existe uma trilha que leva os visitantes a ruínas datadas do séc. XVI. Duração: cerca de duas horas. Dica: melhor ir com a maré cheia por causa dos bancos de areia. Como Chegar: de barco, a partir da cidade de Itaparica. A travessia dura de 10 a 20 min., a depender da embarcação.

Publicado em: 15/09/2007

Clima
Mar e Vento
Travessia