Os principais pontos históricos são:

FONTE DA BICA
Única no Brasil à beira-mar, a Fonte da Bica foi construída em 1842 por José Felipe Nascimento. Foi oficializada como Estância Hidromineral em 1937. É famosa por sua "água fina que faz velha virar menina". As águas corriam em vias de bambu, daí se originou o nome "Fonte da Bica". Tem características medicinais tendo uma história na cura dos males do estômago, fígado, icterícia, distúrbios renais e intestinais.
FORTALEZA DE SÃO LOURENÇO
Em estilo barroco, à base de cal, pedra e óleo de baleia. São Lourenço é tido como o guardião das chuvas e ventos e é Padroeiro da Ilha de Itaparica. Em 1638, do púlpito dessa igreja, Padre Ferreira protestou contra a invasão pelos herejes da Holanda.

CASARÃO SOLAR DO REI
Em 1606, o português João Francisco de Oliveira constrói a Casa do Contrato das Baleias, no mesmo local onde hoje está o Casarão Solar do Reis. O óleo extraído das baleias era usado na construção de igrejas e casarões. Em 1808, em visita à Ilha, o Rei D. João VI, hospedou-se nesse mesmo casarão, que apenas começava a entrar para a história. Em 1826, foi à vez do Príncipe D. Pedro I se hospedar nele, e em 1859 o Príncipe D. Pedro II.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
Padroeira da cidade, a igreja foi construída em 1854 e reedificada em 1923, sendo o seu santuário construído em estilo gótico.
IGREJA DE SÃO LOURENÇO
Construída sob o estilo Barroco à base de cal, pedra e óleo de baleia, considerada uma das mais antigas do Brasil foi aberta para a realização de culto religioso em 1610.

IGREJA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Igreja Matriz, construída nos fins do Século XVIII, a base de cal, pedra e óleo de baleia, pelo Padre Manoel de Cerqueira Tôrres. No teto e paredes encontram-se famosos painéis, pintado por José Teófilo de Jesus, reproduzindo a ceia e os milagres do Senhor, sendo que no seu interior encontramos diversos objetos de arte. A Igreja foi aberta ao público, ao culto dos fiéis, no dia 21 de outubro de 1794.