O Hotel Icaraí foi inaugurado em 1957. Desde então, passou a integrar a vida de Itaparica como um local simples e confortável que acolhe turistas de todo o Brasil, bem como de outros países e mesmo de Salvador. São os visitantes que vêm em busca de um abrigo para a vida estressante de uma cidade grande.
A própria situação geográfica do Icaraí aponta o seu valor histórico. No local em que foi erguido, havia uma caleira – ou caueira, como se diz popularmente. Ora, Itaparica exportou, durante alguns séculos, boa parte da cal com que se edificaram igrejas, casarões e prédios públicos de Salvador.
A poucos metros, encontra-se o Centro Histórico, com duas igrejas de grande valor arquitetônico, a de São Lourenço (século XVII) e a Matriz do Santíssimo Sacramento (século XVIII). Na outra direção, encontra-se o Forte de São Lourenço, construído em 1647 pelos holandeses e diversas vezes reconstruído pelos portugueses.
O Hotel Icaraí está voltado para a contra-costa da Ilha de Itaparica, em frente ao antigo cais onde atracava o navio vindo de Salvador e outros pontos da ilha. Ao longo dos últimos 52 anos, o Hotel Icaraí testemunhou as principais transformações de Itaparica, em particular, e da Baía de Todos os Santos, em geral.